Assumimos a Gerência de Ensino Fundamental no dia 15 de janeiro de 2009. Grande é o desafio, mas também grande é a vontade que impulsiona para uma educação interativa e de qualidade para nossas crianças e adolescentes.
Apostar seriamente na educação exige articular um sistema amplo de participação que permita a vinculação dos diferentes agentes educativos que atuam na comunidade.
Primeiros passos:
• Reunião interna com os técnicos da secretária da educação
• Iniciamos organizando a chamada do teste seletivo conforme edital 001/2008, deixado pela equipe anterior, sem nenhuma explicação ou orientação.
• Levantamento de vagas para chamada do teste seletivo
• Busca nos arquivos de documentos de anos anteriores, nada muito oficial foi encontrado, somente no computador.
• Reunião interna com a secretária de educação para que se organizasse o ano letivo com as visitas às famílias
• Reunião com o psicólogo para planejar o roteiro das visitas
• Foram oferecidas 32 vagas entre 10 e 20horas semanais vinculadas a cargos de comissionados, readaptados, de licença de tratamento de saúde, licença sem vencimento e licença prêmio
• Em 04 de fevereiro foi amplia a carga horária temporariamente dos efetivos inscritos para o teste seletivo 001/2008, conforme lista de classificação da rede municipal. Após, as vagas restantes foram oferecidas conforme classificação para o contrato temporário.
• Reunião com todos os cargos de confiança para apresentação e traçar metas para 2009
• Organização de um folhetim para serem entregues as famílias visitas
• Reprodução de roteiro para visitas e diagnóstico
• Dia 08/02 chamada dos professores efetivos com a Palestra de Motivação Professor Airton
• 09/02 Organização para as visitas nas unidades de ensino
• 09/02 Passamos em todas as escolas para orientar
Com o objetivo de formar uma parceria entre família e escola. Aproximar a comunidade do convívio escolar, numa tentativa de diálogo permanente com a família, desenvolvendo um maior interesse dos pais pelo futuro de seu filho, valorizando sua participação e presença imprescindível para o sucesso escolar aconteceu a visitas as famílias.
• 10/11 e 12 até as 12:00 visitas as famílias , professores efetivos
• Organização do ônibus para as visitas do Núcleo Municipal Professora Adilha Matias Faria
• 12/02 das 13: as 17:00 socialização das visitas e diagnóstico
• Cada escola organizou seu horário e planejamento
• Organização dos memorandos internos de ampliação temporária e contrato
• Organização para planejamentos com os 1º , 2º e 3º anos para elaboração de diretrizes dos nove anos, organizou-se três encontros
POR QUE ELABORAR DIRETRIZES ?
Diretrizes são linhas gerais, que assumidas como
dimensões normativas, tornam-se reguladoras de um
caminho consensual, conquanto não fechado. (...)
Nascidas do dissenso, unificadas pelo diálogo, elas
não são uniformes, não são toda a verdade, podem
ser traduzidas em diferentes programas de ensino e,
com toda e qualquer realidade não são uma forma
acabada de ser.
Carlos Roberto Jamil Cury (p.194)
“Os três anos iniciais são importantes para a qualidade da Educação Básica: voltados à alfabetização e ao letramento, é necessário que a ação pedagógica assegure, nesse período, o desenvolvimento das diversas expressões e o aprendizado das áreas de conhecimento estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental”
• PARECER DO CNE/CEB Nº 4/2008 DE 20/02/2008
• Organização da provinha Brasil
A Provinha Brasil serve para oferecer às redes de ensino um instrumento para acompanhar a evolução da qualidade da alfabetização, prevenindo assim, o diagnóstico tardio dos déficits de letramento. Dessa forma, contribui para a melhoria da qualidade de ensino e a redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Nossa Meta :
Consideram-se as habilidades descritas no Nível 4 como aquelas que caracterizam a consolidação do processo de alfabetização, devendo ser alcançadas ao término do segundo ano e aperfeiçoadas durante os anos escolares seguintes.
Para chegar ao nível 4, as crianças dos 2º anos, precisam acertar de 21 a 22 das 24 perguntas da avaliação. O acerto demonstra que elas leem textos na ordem direta (início, meio e fim), compreendem o que leem, conhecem estrutura sintática simples e o vocabulário explorado comumente na escola, sabem localizar informações e fazer inferências.
RESULTADOS POR ESCOLA
PROVINHA BRASIL
ALUNOS 2º ANOS
DATA DE APLICAÇÃO DA 1º TESTE : 31 DE MARÇO DE 2009
E.B.M.”PEDRO ÁLVARES CABRAL”
TOTAL DE ALUNOS – 62
NÍVEL 01- 05
NÍVEL 02- 14
NÍVEL 03- 18
NÍVEL 04- 17
NÍVEL 05- 08
MÉDIA DA ESCOLA – 18.5 NÍVEL - 03
E.B.M. “MARECHAL RONDON”
TOTAL DE ALUNOS- 43
NÍVEL 01- O8
NÍVEL 02- 15
NÍVEL 03- 10
NÍVEL 04- 10
NÍVEL 05- 00
MÉDIA DA ESCOLA – 14.7 - NÍVEL 02
E.B.M “CATARINA FURHMANN”
TOTAL DE ALUNOS – 30 - 03 não fizeram = 27
NÍVEL 01- 01
NÍVEL 02- 02
NÍVEL 03- 00
NÍVEL 04- 11
NÍVEL 05- 13
MÉDIA DA ESCOLA – 20.7 - NÍVEL 04
NÚCLEO MUNICIPAL PROFESSORA “ADILHA MATIAS FARIA”
TOTAL DE ALUNOS – 10
NÍVEL 01- 00
NÍVEL 02- 03
NÍVEL 03-00
NÍVEL 04-03
NÍVEL 05-04
MÉDIA DA ESCOLA 19.8 –NÍVEL 04
TOTAL DE ALUNOS = 142
NÍVEL 01- 14
NÍVEL 02- 34
NÍVEL 03- 28
NÍVEL 04- 41
NÍVEL 05- 25
MÉDIA GERAL - 18,43 NÍVEL GERAL 3
Na aplicação da Provinha Brasil 02, realizada em dezembro, atingimos em todas as Escolas Básicas Municipais nossa meta que era de alçar o nível 04 e 05
Nível 4 - de 19 a 21 acertos - leitura de textos na ordem direta (início, meio e fim), de estrutura sintática simples (sujeito+verbo+objeto) e de vocabulário explorado comumente na escola. Localização de informações, inferências e compreensão do assunto do texto.
Nível 5 - de 22 a 24 acertos - domínio do sistema de escrita e da leitura compreensiva, acima do definido como aceitável para o fim do segundo ano de escolarização
• Levantamento de alunos especiais e parcerias para um trabalho de inclusão e significativo
• Organização para capacitação da educação especial e parceria com a APAE
• Organização de documento e reunião com o grupo da APAE
Precisamos não instituir sistemas paralelos, mas, integrados e, em ação cooperativa e responsável para a construção de uma sociedade sem barreiras sociais e do conhecimento. Esse enfoque da educação especial nos aponta uma nova forma de conceber a nossa prática educacional.
A proposta de trabalho colaborativa visa proporcionar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas mais bem-sucedidas, uma vez que propõem uma parceria de trabalho entre profissionais da educação especial e profissionais do ensino regular.
O objetivo desta parceria de trabalho é o desenvolvimento de metodologias de ensino, adaptações curriculares, modelos de avaliação, etc, mais adequadas para o sucesso da aprendizagem e socialização do aluno com necessidades especiais na instituição escolar regular.
• Capacitação na APAE
• Organização e reuniões sobre direcionamentos do Naes
• Reunião pedagógica faz levantamento sobre resultado das visitas e sinaliza que foi positivo
• Busca de um professor que assumisse uma aluna cadeirante, pois dois haviam desistido
• Organização para capacitação com a Prof. Tânia Furtado – Dificuldade de Aprendizagem
Todas as capacitações para os educadores deste ano tiveram como objetivo:
Desenvolver espírito de equipe;
Estimular o aluno a localizar os erros;
Permitir ao aluno que compreenda o seu potencial;
Criar condições favoráveis que levem os alunos a aproximar-se mais do conhecimento;
Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os alunos apresentam dificuldades;
Estimular o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado;
Estimular autonomia e confiança para assumir responsabilidades e erros;
Estimular o conhecimento cognitivo,processual e atitudianal;
Regatar e fortalecer valores;
Oficinas entre educadores para troca de experiências pedagógicas;
Criar vinculo de carinho e respeito entre professor e aluno.
Participação na organização ação FACVEST
Reuniões e assembléias de pais nas escolas
Toda semana estive nas escolas
Reunião com suportes e supervisores mensalmente e durante minha ida as escolas
Contato permanente por telefone , email e pessoalmente com todos das escolas
Planejamento junto as escolas sobre a semana da literatura
Organização e participação no planejamento e elaboração das diretrizes de arte, orientada pela professora Mercedes
Organização e participação do planejamento de Ed. Física orientado pelo prof. Marcos Antonio
Organização e participação do planejamento e diretriz de Inglês
Acompanhamento do Naes
Organização do Apoio Pedagógico
Justificativa para o projeto de Lei, para alteração da Lei 923/97, que institui programa de Apoio Pedagógico nas Escolas Básicas da Rede Municipal de Ensino.
Justificativa para alteração:
Diante das mudanças educacionais ocorridas de 1997 até os dias atuais, a Secretaria de Educação e Cultura preocupada em oferecer um ensino de qualidade, sistematizado e significativo percebe após diagnóstico elaborados pelas escolas da rede municipal a necessidade de um trabalho de apóio pedagógico diferenciado.
Os diagnósticos apresentados pelas escolas nos faz perceber que há número significativo de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental apresentado dificuldades de aprendizagem referente a alfabetização, letramento, interpretação, calculo e lógica , levando-os em muitas situações a evasão, repetência e desestímulo para prosseguirem seus estudos.
Nosso objetivo maior é sanar estas dificuldades de forma lúdica e afetiva envolvendo todos os recursos e ferramentas no desenvolvimento das atividades para a efetividade de resultados exitosos diante das dificuldades apresentadas e não somente de conteúdos . Faz-se necessário salientar que, os profissionais que atuarão como professor neste projeto deverão possuir um perfil criativo, afetivo, atuante e atualizado diante das atuais mudanças educacionais e dificuldades apresentadas.
Dessa forma, além de elevar a estima de nossas crianças poderemos manter ou elevar também nosso índice no IDEB.
• Organização sobre orientação da Resolução158 pela GERED Prof. Arleide e Prof.
• Organização das reuniões com o conselho municipal para aprovação da resolução sobre avaliação
PROCESSO Nº 001/09
DELIBERAÇÃO Nº 01/09
CÂMARA DE ENSINO FUNDAMENTAL
INTERESSADO: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DE OTACÍLIO COSTA
ASSUNTO: Estabelece diretrizes para a avaliação do processo ensino-aprendizagem, nos estabelecimentos de ensino de Educação Básica e Profissional Técnica de Nível Médio, integrantes do Sistema Municipal de Educação do Município de Otacílio Costa.
RELATORES:
ZORAIDE GORGES COELHO; MAYKON ISRAEL VELHO DA SILVA; MARIA CENIRA DE SOUZA; MÁRCIA LOPES COSTA; VALDINEI LUCIANO DA SILVA; CARLA VALENTE; MARIBEL MARCHIORI; VANESSA MARTINS.
O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE OTACÍLIO COSTA, no uso de suas atribuições, considerando o disposto na Lei Nacional nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na Resolução Estadual 158 e Lei Complementar Municipal n.º 98/08, de 06 maio de 2008, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Educação, e considerando a indicação n.º 01/09,da Câmara de Ensino Fundamental que a esta se incorpora ouvida a Câmara de Legislação e Normas, DELIBERA.
• Organização do simulado da Prova Brasil
• Participação nos estudos do plano de carreira
• Participação na reunião sobre o plano de carreira
• Planejamento e execução do documento encaminhado ao MEC sobre capacitação do Brasil Alfabetizado
• Participação dos encontros do Brasil Alfabetizado
• Organização para capacitação dos educadores do Brasil Alfabetizado
• Planejamento e organização da festa julina para toda equipe interativa da educação.
• Houve apresentações por escola, um festerê muito gostoso.
• Organização da escolha do livro didático
Processo de escolha livros didáticos
Caros professores, suportes pedagógicos e supervisores:
Inicia-se hoje a escolha do livro didático, oportunidade de análise reflexiva acerca das práticas desenvolvidas na rede de Ensino Municipal. Diante das mudanças ocorridas na Matriz Curricular dos 8 (oito) para 9 (nove) anos, situação que requer planejamento da instituição de ensino, no sentido da garantia da qualidade e do direito à educação. Os sistemas de ensino e as escolas deverão compatibilizar a nova situação de oferta e duração do ensino fundamental à proposta pedagógica apropriada ao atendimento.
Diante de tais proposições, consideramos pertinente que sejam analisadas as propostas dos livros aprovados pelo MEC e enviados as escolas para escolha dos mesmos. Lembrando que iremos escolher os livros para os anos de 2010 a 2012, portanto eles serão utilizados durante três anos. Os livros de 1º e 2º anos de Alfabetização em Linguagem e em Matemática serão consumíveis (prestar atenção aos que se referem ao Pró Letramento).
Já os de Ciências, História, Geografia a partir do 2º ano não serão consumíveis os de 3º ao 5º ano todos não serão consumíveis. Em história e geografia além dos que estão disponíveis para escola, cada unidade poderá optar por um livro Regional, no nosso caso de Santa Catarina. Sendo assim faz-se necessário para escolhermos bem os livros levarmos em consideração nossa proposta, metodológica, filosófica e concepção de aprendizagem adotada pela Rede Municipal de Ensino que inclua , reconheça e valorize as diferenças de gênero, de raça, e etnia, de competências físicas e mentais, como também as diferenças etárias, com concepção sóciointeracionista e organização curricular (Plano de ensino) da nossa rede, permitindo a articulação entre os conteúdos.
No dia 15 de junho, no período vespertino as 14:00h nos reuniremos com os suportes pedagógicos e com os supervisores na Secretária de Educação para juntos escolhermos os livros mais indicados pelos professores.
• Apresentação dos trabalhos pedagógicos para o conselho municipal
• Confecção de chaveiros para o dia dos professores
• Mediação de conflitos na Pedro e na Marechal
• Participação em conselho de classe
• Participação bienal do livro
• Participação de duas reuniões do FORCEM
• Organização da reunião do FORCEM em Otacílio Costa
• Organização da CONAE municipal e relatório regional
CONFERÊNCIA MUNICIPAL – OTACÍLIO COSTA
COMO ACONTECEU:
• Foram orientados para que os segmentos da escola , pais, alunos e professores durante os dias realizassem estudo,debate e síntese com os alunos e pais. Foi realizado por turmas ou por representatividade;
• Foram redigidos os relatórios, conforme os eixos temáticos;
• Os relatórios foram escritos em forma de ata e seguidos de assinaturas dos segmentos representados: pais, alunos, professores e gestores.
• A Conferência Municipal aconteceu de forma organizada com envolvimento de todos os segmentos da sociedade otacilhense;
• Cada segmento pode em assembléia apresentar os eixos estudados e debatidos. Após foram eleitos os delegados regionais e novo documento encaminhado para a CONAE REGIONAL, onde não comparecemos devido pandemia da gripe A.
• Participação do dia da família na escola
Objetivos: Estreitar os laços de parceria da família com a escola.
Participar de atividades junto aos filhos.
Conhecer e valorizar o ambiente escolar
• Organização da capacitação com a Prof. Jussara Magrin de 5ª a 8ª série
TEMA: EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: INQUIETAÇÕES E DESAFIOS
45 professores participaram mais os psicólogos.
Participação na semana do meio ambiente
• Participação:3ª SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
1ª MOSTRA CIENTÍFICA
OBJETIVO:
Promover sob a orientação dos professores de Otacílio Costa a pesquisa sobre a região e sua problemática, principalmente aquela voltada à questão dos recursos naturais, com o propósito de inserir valores referentes às potencialidades e as possibilidades de melhoria da qualidade de vida da população.
• Participação no desfile de 7 de setembro
• Organização da semana do trânsito na praça
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
Parceria com a Secretaria de Planejamento
Projeto desenvolvidos pelos professores de português de 5ª a 8ª série resultou em textos de paródias apresentados na praça. Panfletagem e adesivação.
Tema: Paz no Trânsito.
- Participação evento jovem do campo
- Participação do seminário de educação em Lages
- Visita na escola integral de Rio do Sul
• Organização e reuniões com conselho tutelar para adolescentes freqüentar o Naes acima de 15 anos
ENCAMINHAMENTO
TERMO DE RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO
LEI Nº 8.069,DE 13 DE JULHO DE 1990
Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu Capítulo IV do Direito a Educação, a Cultura, ao Esporte e ao Lazer em seus art. 54, 56 e 57 que expressam sobre à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório e regular por elevados níveis de repetência ou abandono e outros...
A LDB, seção V:
Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
§ 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
Conforme Lei Completar Nº 98/08 –Sistema Municipal de Ensino de Otacílio Costa
Capítulo VI – Da Educação de Jovens e Adultos
Art.33.A educação de jovens e adultos, gratuita na rede pública, será destinada aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
Art.35.a Secretaria Municipal de Educação poderá manter cursos e exames supletivos em todo município, que compreenderão a Base Nacional Comum do Currículo, habilitando jovens e adultos ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
O Conselho Tutelar possui como uma das atribuições orientar pais ou responsáveis para que cumpram a obrigação de matricularem seus filhos no ensino fundamental, acompanhando sua freqüência e aproveitamento escolar. A finalidade deste documento é firmar responsabilidade e compromisso com a família e com os órgãos públicos na área da Educação de Jovens e Adultos para que o aluno(a) _________________________________________________________ filho de ___________________________________________________CI_________________________e de_________________________________________________________CI___________________possa ser matriculado no Ensino Fundamental do NAES de Otacílio Costa a partir dos 15 anos completos conforme orientações da Secretaria de Estado da Educação e Centro de Educação de Jovens e Adultos, desde que encaminhamento por escrito do Conselho Tutelar.
Este encaminhamento tem como objetivo corrigir a distorção idade série dos adolescentes que se encontram nos estabelecimentos de ensino do município para que os mesmos após terminar o ensino fundamental possam freqüentar o ensino médio regular .
Os pais deverão estar cientes de que seus filhos(a) deverão freqüentar assiduamente por dois anos o ensino fundamental nesta modalidade, pois o Conselho Tutelar tem o poder de requisitar que os serviços públicos atendam a essas necessidades, mas também o dever de acompanhar e cobrar de seus usuários a participação e envolvimento nestes serviços e caso não forem cumpridos os compromissos e responsabilidades encaminhar ao Ministério Público.
Sendo o que se encaminha
Assinatura
Pais/responsáveis
Aluno(a)
Conselho Tutelar
Direção do NAES
• Organização e acompanhamento do suporte pedagógico da educação especial nas escolas
• Acompanhamento da aplicação da Prova Brasil nas escolas
QUE É A PROVA BRASIL?
Promovida pelo Inep/Mec em 2005, a Prova Brasil é a primeira avaliação em caráter universal realizada nas escolas públicas. Participaram escolas em áreas urbanas e com mais de trinta alunos na séria avaliada, que oferecem a 1ª fase e/ou a 2ª fase do Ensino Fundamental.
Em novembro de 2005, foram aplicadas provas aos alunos de 4ª e 8ª série com o objetivo de avaliar o desempenho em língua portuguesa (leitura) e matemática, por escola.
No total, realizaram a prova 150 de 4ª séries 170 8ª séries alunos de 03 escolas Básicas Municipais.
Para o Ministério da Educação e Secretaria da Educação e Cultura do município de Otacílio Costa, com os resultados obtidos pelas escolas na Prova Brasil, gestores, dirigentes escolares e a sociedade em geral podem mobilizar-se em busca de melhorias no ensino, a partir do conhecimento do desempenho de cada uma das escolas da rede municípal. Conhecendo o desempenho de seus alunos, a comunidade escolar, os professores e dirigentes passam a ter maior responsabilidade em relação ao aprender de cada criança.
Os resultados do Prova Brasil servirão de diagnóstico e indicadores para melhoria do ensino em nosso município.
Os indicadores têm sete elementos fundamentais – chamados de dimensões:
1.Ambiente educativo – o respeito, a solidariedade, a disciplina na escola;
2.Prática pedagógica – a proposta pedagógica da escola, o planejamento, a autonomia dos professores e o trabalho em grupo de professores, alunos;
3.Avaliação – para além das provas e das formas tradicionais de avaliação: processos de auto-avaliação, por participação dos alunos em projetos especiais, etc.;
4.Gestão escolar democrática – o compartilhamento de decisões e informações com professores, funcionários, pais e alunos, a participação dos conselhos escolares;
5.Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola – habilitação dos professores, formação continuada, estabilidade da equipe escolar;
6.Ambiente físico escolar – materiais didáticos, instalações, existência de bibliotecas e espaços de prática de esportes, condições da sala de aula;
7.Acesso, sucesso e permanência na escola – índices de falta, abandono e evasão escolar, defasagem idade-série.
• Organização e participação jogos escolares e jogos da primavera
• Participação nas devoluções dos projetos das escolas
• Organização do 1º Prêmio Professor Educador e Gestor Inovador
OBJETIVO: Identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores e gestores em escolas de ensino regular da Rede Municipal de Ensino de Otacílio Costa. Comprovar relação família escola no que tange ao desenvolvimento de habilidades e competências adquiridas por toda a turma durante ou após sua execução. O projeto apresentado pelo gestor deverá comprovar práticas de participação efetiva da família nas atividades desenvolvidas na escola .
Vencedores:
Categoria Gestor Inovador: Marly
Categoria Professor Educador: Adriana Valim
• Organização Teste seletivo
• Participação em todas as reuniões com diretores
• Preparação e redação de ofícios
• Redação de documentos e relatórios
• Reuniões com os psicólogos
• Organização de uma agenda escolar para rede de ensino fundamental
• Participação na capacitação com Gisele Dias – professores com alunos DM
• Organização da agenda escolar e diários de classe
• Encaminhamento de documento sobre normas e sanções das escolas para o conselho municipal
• Participação seminário – Sistemas municipais e municipalização
• Elaboração de documento sobre professor de apoio pedagógico nas 5ª séries
Período de transição no Ensino Fundamental, faz profissionais buscar Alternativas Criativas Estudo e debate para construção de um referencial para os 9 anos para Rede Municipal.
Em 2010 vamos para o 4º ano do ensino de 9 anos. Em 2010 vamos desenvolver o projeto de Reforço Pedagógico em sala de aula junto aos professores das áreas específicas da 5ª série, devido a grade das 8 séries em extinção. Este projeto possui como objetivo: Acompanhar as crianças da grade de 8 séries que não desenvolveram as habilidades e competências necessárias para frequentar a 5ª série evitando a retenção, pois em 2010 não ofereceremos a 4ª série e sim o 4º ano da grade de 9 anos. Neste sentido faz-se necessário contar com quatro pedagogos que farão todo acompanhamento pedagógico junto aos demais professores em sala e em momentos individuais quando necessário.
• Organização da chamada do teste seletivo 001/2009 e 002/2009
• Participação em reuniões com o prefeito e na câmara de vereadores
• Participação e organização da celebração de colação de grau das 8ª séries da rede municipal
Documentos originais encontrados nos arquivos em 2009:
-Sistema de Ensino
- Deliberação do Ensino dos Nove anos
- Conselho Municipal
- Plano de Carreira
- Lista dos efetivos, mas há dúvidas sobre algumas portarias: efetivação no ensino fundamental ou na educação infantil
QUADRO FUNCIONAL DOS PROFISSIONAIS EFETIVO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ao 5º ANO
NOME CH FUNÇÃO/LOCAL ESCOLA
1. Albertina Erckman Silva 40h Suporte Pedagógico E.B.M.”Marechal Rondon”
2. Ângela de Fátima Souza 40h 20h sala e 20h apoio E.B.M.”Catarina Fuhrmann”
3. Cléia Meurer Koerich 40h Ger. Conselhos Secretaria
4. Fátima Aparecida de Lima 20h Prof. Sala 2º ano E.B.M.” Pedro Álvares Cabral”
5. Gorete Terezinha Telles 40h Biblioteca a partir setembro E.B.M.” Marechal Rondon”
6. João José Steffen 40h Biblioteca E.B.M.” Pedro Álvares Cabral”
7. Josiane Warmling 20h inf 20h Suporte Pedagógico CEI Catarina Fuhrmann
8. Laura Alves Imeanovski Packer 20h 20 inf. (Licença s/v)
9. Leonil Terezinha de Andrade 20h Biblioteca E.B.M.” Marechal Rondon”
10. Lezy P. Assink M. de Oliveira 20h 20inf. Sup. Ped. E.B.M.” Pedro Álvares Cabral”
11. Lucilene Rosa Pessati 20h 20inf. Secretaria CEI Ilda Velho
12. Márcia de Quadra 20h Projeto N.M Prof. Adilha Matias Faria
13. Maria Ivone Costa Andrade 40h Prof. Sala 4ª Série E.B.M.” Pedro Álvares Cabral”
14. Marli T. da Cruz de Campos 20h Secretaria NAES
15. Nilse Aparecida Muniz 40h Prof. Sala E.B.M.” Pedro Álvares Cabral”
16. Rosangela Oenig 20h 20 inf e 20h fund
17. Sandra T. N. Coelho Zuchinalli 40h Cordenadora UAB
18. Scheila V. P. Dias Antunes 20h Cedida Fórum
19. Selma F. da S. Souza do Prado 20h Licença sem venc.
20. Silvana H. Borges Farias 40h Designada Ed.In E.B.M.” Pedro Álvares Cabral”
21. Sonia Grahl de Liz 20h Licença Saúde E.B.M.” .”Marechal Rondon”
22. Suely T. de S. Wolniewicz 20h Prof. sala 3º ano E.B.M.” .” Pedro Álvares Cabral”
23. Vanessa Ferreira Martins 20h Prof. sala E.B.M.” Pedro Álvares Cabral”
24. Verginia Mello 40h Suporte Pedagógico E.B.M.” Marechal Rondon” e Núcleo
25. Waldirene Walin de Souza 20h 20inf Prof Sala E.B.M.” Marechal Rondon”
26. Tania Aparecida dos Santos 40h Prof. Sala E.B.M.” Marechal Rondon”
27. Claudia Ap. Pires da Costa 20h Gerente Inf. Secretaria
28. Jane T. Erckman 40h Prof. Sala E.B.M.” Marechal Rondon”
29. Sandra Derli Costa de Souza 40h Assessora Secretaria
30. Estirle Antunes Deboit 20h Diretora E.B.M.” Pedro Álvares Cabral”
31. Elaine 20h Prof
32. Helena Wol 20h Naes
33. Claudia Patrícia Meurer 40h Secretaria
34. Lori 20h Diretora
QUADRO FUNCIONAL DOS PROFISSIONAIS EFETIVO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 6º ao 9º ANO
NOME DISCIPLINA FUNÇÃO C/H ESCOLA
1-Elisane A. P. Garcia da Silva PORTUGUÊS Prof. 40h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral”
2-Jania Maier PORTUGUÊS Prof. 30h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
4-Maykon I.Velho da Silva PORTUGUÊS Diretor 10h N.M.Adilha Matias Faria
5-Terezinha Apa A. de Jesus PORTUGUÊS Prof. 20h E.B.M.” Marechal Rondon”
6-Edvani Menzen Laviniki PORTUGUÊS Prof 10h E.B.M.” Marechal Rondon”
1-Adriano Almeida MATEMÁTICA Prof 40h E.B.M.” Marechal Rondon”
2-Elenice de C. O. P. Pinho MATEMÁTICA Prof 20inf 20h N.M.Adilha Matias Faria
3-Marcos Roberto Rodrigues MATEMÁTICA Ger. RH 20h Secretaria
4-Mary Karley Lehmkunl MATEMÁTICA secretaria 10 CEI João Maria
5- Vera Lúcia Faria MATEMÁTICA 40h Licença
1-Ariane Alano Alves HISTÓRIA Prof 20h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
2-Dayane F. Góes da Silva HISTÓRIA Prof 20h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
3-Elizangela Tambosi HISTÓRIA Prof 40h N.M.Adilha Matias Faria
4-Laura Georgina Ribeiro HISTÓRIA Prof 10h
1-Casiana Macedo GEOGRAFIA Prof 10h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
2-Eliane Correa da Costa GEOGRAFIA Prof 20h E.B.M.” Marechal Rondon”
3-Eliane Deboite Sabino GEOGRAFIA Diretora 30h E.B.M.” Marechal Rondon”
4-Ilson Cristóvão Ferreira GEOGRAFIA Prof 30h E.B.M.” Marechal Rondon”
1- Eli T. de O. Beber CIÊNCIAS Prof 30h E.B.M.” Marechal Rondon”
2-Maipê de Fª Freitas da Silva CIÊNCIAS Prof 20h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
3-Marys Regina S. Andrade CIÊNCIAS Secre. Adj. 30h N.M.Adilha Matias Faria e
E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
4-Carina Macedo CIÊNCIAS Prof 20h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral e E.B.M.” Marechal Rondon”
1-Angelita C. Z. Constante ARTES Prof 20h E.B.M.” Pedro Álvares Cabrale e CI Pingo de Gente ( Licença)
2- Denise Machado Xavier ARTES Prof 20h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
3- Lucimara Branco Pereira ARTES Prof 20h E.B.M.” Marechal Rondon
4-Maria Angelita Assink ARTES Prof 10h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
5-Rosa Moser Pinto ARTES Prof 20h E.B.M.” Marechal Rondon (Licença)
6-Simone Zapeline Ávila ARTES Prof 20h E.B.M.” Marechal Rondon
7-Zeni de Loudes Ramos ARTES Prof 20h N.M.Adilha Matias Faria
1-Claudio José da Silva ED.FÍSICA 40h Fundação
2-Flavia Cunha ED.FÍSICA Prof 30h E.B.M.” Marechal Rondon
3-Gilmar Manoel Frutuoso ED.FÍSICA Prof 10h E.B.M.” Marechal Rondon
4-Izabel Cristina Vargas ED.FÍSICA Prof 30h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
5-Lucas Rech Erthal ED.FÍSICA 20h Fundação
6-Maria Helena F. da Rocha ED.FÍSICA 30h Fundação
7-Moacir Roberto de Farias ED.FÍSICA 30h Fundação
8-Oneide Apª Coelho de Farias ED.FÍSICA Ger. Cul 40h Secretaria
9- Patrícia Achar ED.FÍSICA Prof 10h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
10-Sergio Sebastião de Lima ED.FÍSICA 30h Fundação
11-Suzana G. Coelho Valente ED.FÍSICA Prof 20h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
1-Maria Gorete de Souza EN. REL Prof 10h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
2-Rosangela Mª Baldessar EN. REL Ger.En.F 10h E.B.M.” Marechal Rondon
3-Valdinei L. da Silva EN. REL Proj 10h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
1-Alessandra L. E. do Amaral INGLÊS Redp. 20h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
2-Ana Paula Pereira INGLÊS Prof 10h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
3-André de Carli INGLÊS Prof 20h E.B.M.” Marechal Rondon
4-Joice Adriana R. Almeida INGLÊS Prof 20h E.B.M.” Marechal Rondon
5-Maria Helena S. Erckman INGLÊS Diretora Ad 20h E.B.M.” Marechal Rondon
6-Maria Salete de L. Andrade INGLÊS Prof 20h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
7-Claudia Maier INGLÊS Prof 20h N.M. Adilha Matias Faria
8- Ana Miranda INGLÊS Prof 20h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
1- Andressa Alano Alves ED. ESPECIAL Prof 20h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
2-Priscila Frutuoso ED. ESPECIAL Prof 20h E.B.M.” Marechal Rondon
3-Marlene Luiz Antunes ED. ESPECIAL Prof 20h E.B.M.” Marechal Rondon
4-Tania Matias Werner ED. ESPECIAL Prof 20h E.B.M.” Pedro Álvares Cabral
5-Carla Coelho Costa ED. ESPECIAL Prof 20h E.B.M. Catarina Furhmann
NOME PROF.EFETIVOS CH FUNÇÃO/ 1º a 4º ano E.B.M.”PEDRO ÁLVARES CABRAL
Cléia Meurer Koerich 40h Ger. Conselhos Secretaria
Fátima Aparecida de Lima 20h Prof. Sala 2º ano
Gorete Terezinha Telles 40h Apoio
João José Steffen 40h Biblioteca
Lezy P. Assink M. de Oliveira 40h Sup. Ped.
Maria Ivone Costa Andrade 40h Prof. Sala 4ª Série
Nilse Aparecida Muniz 40h Prof. Sala
Suely T. de S. Wolniewicz 20h Prof. sala 3º ano
Vanessa Ferreira Martins 20h Prof. sala
Estirle Antunes Deboit 20h 20inf Diretora
NOME PROF. EFETIVOS DISCIPLINA FUNÇÃO/ 5ª a 8ª série E.B.M.”PEDRO ÁLVARES CABRAL
Elisane A. P. Garcia da Silva PORTUGUÊS Prof. 40h
Jania Maier PORTUGUÊS Prof. 30h
Marcos Roberto Rodrigues MATEMÁTICA Ger. RH 20h
Mary Karley Lehmkunl MATEMÁTICA secretaria 10
Vera Lúcia Faria MATEMÁTICA 40h
Ariane Alano Alves HISTÓRIA Prof 20h
Dayane F. Góes da Silva HISTÓRIA Prof 20h
Casiana Macedo GEOGRAFIA licença/sv 10h
Ilson C Ferreira GEOGRAFIA Prof 30h
Maipê de Fª Freitas da Silva CIÊNCIAS Prof 20h
Carina Macedo CIÊNCIAS Prof 20h
Angelita C. Z. Constante ARTES Licença/sv 20h
Denise Machado Xavier ARTES Prof 20h
Maria Angelita Assink ARTES Prof 10h
Izabel Cristina Vargas ED.FÍSICA Prof 30h
Moacir Roberto de Farias ED.FÍSICA Fundação 30h
Oneide Apª Coelho de Farias ED.FÍSICA Ger. Cul
Patrícia Achar ED.FÍSICA Prof 10h
Suzana G. Coelho Valente ED.FÍSICA Prof 20h
Maria Gorete de Souza EN. REL Prof 10h
Valdinei L. da Silva EN. REL Proj 10h
Alessandra L. E. do Amaral INGLÊS Redp. 20h
Ana Paula Pereira INGLÊS Prof 10h
Maria Salete de L. Andrade INGLÊS Prof 20h
Andressa Alano Alves ED. ESPECIAL Prof 20h
Tania Matias Werner ED. ESPECIAL Prof 20h
NOME PROF. EFETIVOS CH FUNÇÃO/ 1º a 4º E.B.M “ Marechal Rondon”
Albertina Erckman Silva 40h Suporte Pedagógico
Laura Alves Imeanovski Packer 20h Licença/sv
Leonil Terezinha de Andrade 20h Biblioteca
Lucilene Rosa Pessati 20h Secretária CI
Selma F. da S. Souza do Prado 20h
Sonia Grahl de Liz 20h Licença Saúde
Tania Aparecida dos Santos 40h Prof. Sala
Jane T. Erckman 40h Prof. Sala
Sandra T. N. Coelho Zuchinalli 40h Cordenadora UAB
NOME PROF. EFETIVOS CH FUNÇÃO/ 5ª a 8ª série E.B.M “ Marechal Rondon”
Terezinha Apa A. de Jesus PORTUGUÊS Prof. 20h
Edvani Menzen Laviniki PORTUGUÊS Prof 10h
Adriano Almeida MATEMÁTICA Prof 40h
Marcos Roberto Rodrigues MATEMÁTICA Ger. RH 20h
Elizangela Tambosi HISTÓRIA Prof 10h
Laura Georgina Ribeiro HISTÓRIA Prof 10h
Eliane Correa da Costa GEOGRAFIA Prof 20h
Eliane Deboite Sabino GEOGRAFIA Diretora 30h
Eli T. de O. Beber CIÊNCIAS Prof 30h
Lucimara Branco Pereira ARTES Prof 20h
Rosa Moser Pinto ARTES Licença/sv 20h
Simone Zapeline Ávila ARTES Prof 20h
Claudio José da Silva ED.FÍSICA Fundação 40h
Flavia Cunha ED.FÍSICA Prof 30h
Gilmar Manoel Frutuoso ED.FÍSICA Prof 10h
Rosangela Mª Baldessar EN. REL Ger.En.F 10h
André de Carli INGLÊS Prof 20h
Joice Adriana R. Almeida INGLÊS Prof 20h
Maria Helena S. Erckman INGLÊS Diretora Ad 20h
Ana Miranda INGLÊS Prof 20h
Marlene L. Antunes ED. ESPECIAL Prof 20h
NOME PROF. EFETIVOS CH FUNÇÃO/ 1º a 4º E.B.M “ Catarina Fuhrmann”
Ângela de Fátima Souza 40h Prof
Josiane Warmling 20h Suporte Pedagógico
Silvana H. Borges Farias 40h Prof
Scheila V. P. Dias Antunes 20h Licença/sv
Claudia Ap. Pires da Costa 20h Gerente Inf.
Sandra Derli Costa de Souza 40h Assessora
secretaria
Rosangela Oenig 20h 20h
Maria Helena F. da Rocha ED.FÍSICA 30h
Carla Coelho Costa ED. ESPECIAL Prof 20h
Ana Miranda Inglês Prof 20h
NOME PROF. EFETIVOS CH FUNÇÃO/ 1º a 4º E.B.M “ Marechal Rondon”
Albertina Erckman Silva 40h Suporte Pedagógico
Laura Alves Imeanovski Packer 20h Licença/sv
Leonil Terezinha de Andrade 20h Biblioteca
Lucilene Rosa Pessati 20h Secretária CI
Selma F. da S. Souza do Prado 20h
Sonia Grahl de Liz 20h Licença Saúde
Tania Aparecida dos Santos 40h Prof. Sala
Jane T. Erckman 40h Prof. Sala
Sandra T. N. Coelho Zuchinalli 40h Cordenadora UAB
NOME PROF. EFETIVOS CH FUNÇÃO/ 5ª a 8ª série E.B.M “ Marechal Rondon”
Terezinha Apa A. de Jesus PORTUGUÊS Prof. 20h
Edvani Menzen Laviniki PORTUGUÊS Prof 10h
Adriano Almeida MATEMÁTICA Prof 40h
Marcos Roberto Rodrigues MATEMÁTICA Ger. RH 20h
Elizangela Tambosi HISTÓRIA Prof 10h
Laura Georgina Ribeiro HISTÓRIA Prof 10h
Eliane Correa da Costa GEOGRAFIA Prof 20h
Eliane Deboite Sabino GEOGRAFIA Diretora 30h
Eli T. de O. Beber CIÊNCIAS Prof 30h
Lucimara Branco Pereira ARTES Prof 20h
Rosa Moser Pinto ARTES Licença/sv 20h
Simone Zapeline Ávila ARTES Prof 20h
Claudio José da Silva ED.FÍSICA Fundação 40h
Flavia Cunha ED.FÍSICA Prof 30h
Gilmar Manoel Frutuoso ED.FÍSICA Prof 10h
Rosangela Mª Baldessar EN. REL Ger.En.F 10h
André de Carli INGLÊS Prof 20h
Joice Adriana R. Almeida INGLÊS Prof 20h
Maria Helena S. Erckman INGLÊS Diretora Ad 20h
Ana Miranda INGLÊS Prof 20h
Marlene L. Antunes ED. ESPECIAL Prof 20h
NOME PROF. EFETIVOS CH FUNÇÃO/ 1º a 4º E.B.M “ Catarina Fuhrmann”
Ângela de Fátima Souza 40h Prof
Josiane Warmling 20h Suporte Pedagógico
Silvana H. Borges Farias 40h Prof
Scheila V. P. Dias Antunes 20h Licença/sv
Claudia Ap. Pires da Costa 20h Gerente Inf.
Sandra Derli Costa de Souza 40h Assessora secretaria
Rosangela Oenig 20h 20h
Maria Helena F. da Rocha ED.FÍSICA 30h
Carla Coelho Costa ED. ESPECIAL Prof 20h
Ana Miranda Inglês Prof 20h
NOME PROF. EFETIVOS CH FUNÇÃO/ 1º a 4º N.M.Prof. “ Adilha Matias Faria”
Verginia Mello 40h Suporte Pedagógico
Marli T. da Cruz de Campos 20h Naes
NOME PROF EFETIVOS CH FUNÇÃO/ 5ª a 8ª série N.M.Prof. “ Adilha Matias Faria
Maykon I.Velho da Silva PORTUGUÊS Diretor 10h
Claudia Meier INGLÊS Prof 20h
Elenice de C. O. P. Pinho MATEMÁTICA Prof 20 inf 20h 20h
Elizangela Tambosi HISTÓRIA Prof 40h/ 30h e 10h Marechal
Marys Regina S. Andrade CIÊNCIAS Secre. Adj. 30h/ 12 aulas outras 12 na Pedro
Zeni de Loudes Ramos ARTES Prof 20h
Helena Won 20h Naes – secretaria
Marli T. da Cruz de Campos 20h Naes – secretaria
QUADRO DE TURMA E DE ALUNOS POR ESCOLA – OUTUBRO DE 2009
E.B.M.”PEDRO ÁLVARES CABRAL”
1º a 4ª SÉRIE - TOTAL=294
TURMAS= 13
1º - 1- 26 IDADE = 06 anos
2- 25
2º - 1-23 IDADE= 07 anos
2-19
3- 23
3º - 1- 21 IDADE= 08 anos
2- 23
3- 25
4- 26
4ª – 1- 19 IDADE= 10 anos
2-21
3- 18
4- 25
5ª a 8ª SÉRIE = TOTAL=330
TURMAS=12
5ª 1- 29 IDADE= 11 anos
2-31
3-30
6ª 1- 24 IDADE= 12 anos
2- 19
3- 27
7ª 1- 26 IDADE= 13 anos
2- 29
3-27
8ª 1- 31 IDADE= 14 anos
2-26
3-31
TOTAL GERAL= 624
"N.M.PROF “ADILHA MATIAS FARIA”
PRÉ - 15
1º a 4ª série
TOTAL=59
TURMA= 04
1ª 15 IDADE= 6 anos
2º 10 IDADE= 7 anos
3º 18- IDADE= 8 anos
4ª 16 IDADE= 10 anos
5ª a 8ª série
TOTAL= 73
TURMAS= 04
5ª 15 IDADE= 11 anos
6ª 19 IDADE= 12 anos
7ª 21 IDADE= 13 anos
8ª 18
TOTAL GERAL=132
"E.B.M “.MARECHAL RONDON”
1º a 4ª SÉRIE
TOTAL=241
TURMA=11
1ª –1- 24 IDADE= 6 anos
2-22
2ª – 1- 16 IDADE= 7 anos
2- 16
3- 17
3ª -1- 21 IDADE= 8 anos
2-24
3-23
4ª – 1- 25 IDADE= 10 anos
2-28
3- 25
5ª A 8ª SÉRIE
TOTAL= 281
TURMA= 12
5ª -1- 24 IDADE= 11 anos
2- 26
3- 27
6ª -1 23 IDADE= 12 anos
2-22
3-19
7ª – 1- 23 IDADE= 13 anos
2- 24
3- 26
8ª 1- 21 IDADE= 14 anos
2- 20
3- 21
TOTAL GERAL=517
"E.B.M.”CATARINA FURHMANN”
1ª a 4ª SÉRIE
TOTAL= 157
TURMA= 07
1º –1- 15 IDADE= 6 anos
2º -1- 30
2- 18 IDADE= 7 anos
3- 22
3º -1- 22 IDADE= 8 anos
4ª -1- 27 IDADE=10 anos
2- 23
01 - PRÉ – 25 IDADE= 5 anos
TOTAL GERAL= 182
TOTAL GERAL ALUNOS DE 1ª A 4ª - 751
ALUNOS 5a a 8a - 684
TOTAL DA REDE - 1.435
PREVISÃO PARA 2010 NÚMERO DE TURMAS
E.B.M.”PEDRO ÁLVARES CABRAL”
1º a 4º ANO
TURMAS = 13 5ª a 8ª SÉRIE
TURMAS = 13
"N.M.PROF “ADILHA MATIAS FARIA”
1º a 4º ANO
TURMAS =04 5ª a 8ª SÉRIE PRÉ - 01
TURMAS = 04
"E.B.M “.MARECHAL RONDON”
1º a 4º ANO
TURMAS = 09 5ª a 8ª SÉRIE
TURMAS = 11
E.B.M.”CATARINA FURHMANN”
1º a 4º ANO
TURMAS = 09 PRÉ - 01
PREVISÃO PARA 2010 NÚMERO DE TURMAS
TOTAL DE ESCOLAS = 04
TOTAL DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL = CENSO = 1.374
TOTAL DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL = FINAL DE DEZ = 1.435
TOTAL DEPROFESSORES DAS SÉRIE INICIAIS = 34
TOTAL DE PROFESSORES DAS SÉRIES FINAIS= 59
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